Notícias

Sabe tudo de futebol e futsal? Veja se você conhece as diferenças entre os dois

Você joga futsal na escola, com os amigos, e acha que domina essa arte? Sabia que, mesmo se parecendo muito com o futebol, esse esporte é bem diferente e tem regras específicas?

Para quem ama as duas modalidades, é comum se confundir com alguns pontos e, para evitar que isso aconteça e sua torcida na Copa Bubbaloo Jovem Pan 2016 seja a melhor, preparamos uma lista com as principais diferenças entre futebol e futsal!

As medidas do campo de jogo

No futsal, a quadra de jogo é um retângulo com o comprimento de 40 m e largura de 20 m. O piso dessa quadra é rígido. Já no futebol, a medida do campo, que é de grama natural ou sintética, é de 90 a 120 m de comprimento e de 45 a 90 m de largura, dependendo do fato de a partida ser nacional ou internacional.

A bola utilizada

Na categoria “adulto” de futsal, a bola deve medir entre 62 e 64 cm. Já a bola de futebol possui circunferência menor que 70 cm e maior que 68 cm.

O tamanho dos gols

As metas (gols) são dois postes verticais e uma barra horizontal (travessão). No futebol, a distância entre os postes é de 7,32 m (largura) x 2,44 m (altura). No futsal, por outro lado, as dimensões são bem menores: 3 m (largura) x 2 m (altura).

A chuteira utilizada

Futebol e futsal pedem chuteiras bem diferentes, exatamente pelo fato de os pisos serem distintos. No futebol, as chuteiras com trava dão mais segurança ao jogar na grama e evitam algumas quedas. No futsal, por outro lado, uma chuteira sem travas é ideal, já que o piso é plano e rígido.

O número de substituições

No futebol, existe uma limitação de três substituições e o jogador substituído não pode mais voltar ao campo na mesma partida. O futsal, por outro lado, permite substituições ilimitadas e um jogador substituído pode voltar a jogar novamente na mesma partida.

O esquema de faltas

No futsal, as faltas são cumulativas, ou seja, são permitidas apenas cinco faltas por período de jogo. Caso esse número seja ultrapassado, a partir da sexta falta será cobrado um tiro livre direto da marca dos 10 metros. No futebol, as faltas em excesso não rendem punição com cobranças, apenas com cartões.

A duração da partida

No futebol, uma partida tem dois tempos de 45 minutos, com 15 minutos de intervalo entre o primeiro e o segundo tempos. No futsal existem os mesmos dois tempos, mas a duração de cada um é de 20 minutos, com 10 de descanso. Outro fato interessante é que, no futsal, os 20 minutos são cronometrados, o que significa que, sempre que a bola estiver fora de campo, o jogo é parado.

O tiro de meta

No futsal, apenas o goleiro pode cobrar o tiro de meta e ele deve fazer essa cobrança com as mãos. Já no futebol, o tiro de meta é cobrado por qualquer jogador, usando os pés.

A saída lateral

No futebol, o arremesso lateral é cobrado com as mãos, ao passo que, no futsal, quando a bola sai pela lateral, ela é colocada em jogo com os pés.

A arbitragem

O futsal conta com dois árbitros, que possuem o mesmo poder de decisão. No futebol, existe um árbitro principal e dois auxiliares (bandeiras).

O impedimento

Ao contrário do futebol, que possui impedimento, o futsal não conta com essa regra.

 

Agora que você já sabe tudo sobre futsal, que tal desafiar a galera para ver quem entende mais desse esporte? Vale pesquisar ídolos, craques da Seleção Brasileira, títulos e muito mais!